História
Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Tele Norte Leste S.A., transformada em Telemar em abril de 1999. O nome TELEMAR vem de TELE (Telefonia - O serviço que a empresa presta) e MAR (A região no qual a operadora atua, que é o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil).
A Telemar absorveu assim, indiretamente, as antigas empresas de telecomunicações dos estados em que opera: a TELERJ, a TELEMIG, a TELEST, a TELERGIPE, a TELASA, a TELPE, a TELPA, a TELERN, a TELECEARÁ, a TELEPISA, a TELMA, a TELEPARÁ, a TELAMAZON, a TELEAMAPÁ, a TELEIMA e a TELEBAHIA. A última deu origem a Telemar.
Em 2007 o nome oficial da empresa passa a ser Oi, mas muitos ainda costumam a se referir à empresa como Telemar.
Linha do tempo
- Julho de 1998: Início das atividades da Tele Norte Leste Participações S.A.
- Agosto de 2001: Reorganização societária 16-1
- Início de 2002: Plano de Antecipação de Metas da ANATEL
- Junho de 2002: Início das operações da TNL PCS (serviços móveis)
- Setembro de 2002: Foco no serviço de internet em banda larga, comercializados sob a marca Velox.
- Dezembro de 2002: A Oi alcançou 1,4 milhões de clientes de telefonia móvel após apenas 6 meses de operações.
- Maio de 2003: A Tele Norte Leste Participações S.A. vendeu para a TMAR todas as ações da TNL PCS (Oi) por ela controladas, representando 99,99% do capital social.
- Julho de 2004: Telefonia móvel (Oi) alcança 5 milhões de clientes após apenas 2 anos de operação, assumindo a liderança do mercado na sua região de atuação.
- Janeiro de 2005: Banda larga (Velox) supera a casa dos 500 mil acessos.
- Fevereiro de 2005: Lançamento dos serviços de ISP grátis, através do Oi internet.
- Maio de 2005: Ampliação dos serviços do Oi Intenet para conexões banda larga.
- Agosto de 2005: A TNL concretizou a cisão com todos seus acionistas de sua antiga subsidiária de call center, a Contax Participações S.A.
- Dezembro de 2005: Telefonia móvel (Oi) supera a casa dos 10 milhões de clientes e Oi Internet supera 1 milhão de clientes.
- Julho de 2006: Banda larga (Velox) supera 1 milhão de acessos.
- Fevereiro de 2007: Lançamento da marca única
- Outubro de 2007: A Oi foi autorizada pela Anatel a assumir o controle da WayTV, operadora de serviços de TV a cabo em quatro cidades de Minas Gerais.
- Outubro de 2007: Telefonia móvel (Oi móvel) alcança 15 milhões de usuários, pela primeira vez superando os clientes de telefonia fixa.
- Setembro de 2007: Oi é declarada vencedora em proposta de preço para outorga de telefonia móvel no Estado de São Paulo (2G), passando a ter autorização para atuar em telefonia móvel em 17 estados do país.
- Dezembro de 2007: Oi adquire licenças de freqüência de terceira geração (3G) para toda a sua região e para todo o Estado de São Paulo, excluindo a região de Franca.
- Dezembro de 2007: A empresa adquire a Paggo Empreendimentos S.A., empresa que em conjunto com a Oi desenvolveu, de forma pioneira, um sistema de créditos e pagamentos que utiliza telefonia móvel como meio de pagamento de serviços e mercadorias.
- Abril de 2008: Oi conclui a aquisição do controle da Tele Norte Celular Participações S.A. (TNCP), controladora da Amazônia Celular S.A., operadora que atua em cinco estados da Região Norte e que possuía 1,4 milhões de clientes ao final de 2007, 2,4% de market-share na região I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário